segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SEMANA DA SAÚDE!


Galera da Jardim Fitness Runners.

Por causa do movimento da Semana da Saúde na academia, o blog será
atualizado com novidade Runners somente na semana que vem!!!!

Então, aproveitando, convido todos e todas a participarem deste grande evento!

Entrem no album de fotos da Jardim Fitness no Orkut e vejam como foi nosso primeiro dia!

MARAVILHOSO!


Espero vocês lá!!!

Combinado?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Novidades da Adidas!!!! Uhuuu.....



Fernanda Ferreira de Figueredo


Número de Peito: 1696
Sexo: F
Tempo final: 00:23:38


Classificação por categoria: 5

Classificação por sexo: 16




PARABÉNS FERNANDINHA!!!!!!!


Para mais fotos acesse o Álbum do orkut Jardim Fitness

Novidades no ar para a Equipe!!

FARTLECK & INTERVALADO

Na década de 30, o treinador sueco Gosta Holmer, desenvolveu um estilo de treinamento conhecido como Fartleck. Uma tradução mais livre da palavra seria "Jogo de velocidade" ou "brincar de correr" pela maneira que ela é desenvolvida. Esse treinamento pode ser dividido em 4 maneiras:

1. Fartleck Original: Nele o corredor define as distâncias e o ritmo de corrida de acordo com a sua disposição no momento. Deve ser realizado com variação de terreno: Subidas, Descidas, Retas, Grama, Terra, Asfalto, Areia, etc...

2. Farleck Dirigido: Aqui as variações de distância e ritmo são orientados e controlados pelo treinador. Otimos treinos desse método são realizados na esteira, o que possibilita maior controle de velocidade, duração, aclive e declive.

3. Fartleck Especial: Há variações de corridas de diferentes distâncias, ritmos e duração. Além de acrescentar exercícios educativos e saltos.

4. Fartleck Líder: Nesse treinamento forma-se grupos de corredores de mesmo nível. A cada momento um deles será líder e determinará a velocidade do estímulo. Os demais irão ultrapassá-lo e então muda-se o líder sendo importante pré estabelecer as distâncias utilizadas e a duração do estímulo.

O Fartleck pode ser utilizado em todos os períodos e fases do treinamento. Não há restrição para treinar fartleck, mas ele é mais proveitoso para quem tem uma boa base de corrida. Quem pratica Fartleck ganha em resistência e força, além de melhorar a coordenação motora.
Já o treinamento intervalado e composto por um trabalho interropido e repetido; com períodos de estímulos e periodos com recuperação parcial ou total.
Esse método requer total controle dos componentes da carga. Tanto o Fartleck quanto o intervalado podem ser praticados em uma mesma rotina de treinamento, como por exemplo para preparação de uma prova, mas recomenda-se uma certa distância entre o treino de Fartleck e o intervalado.

FARTLECK. "Vantagens":

1. Sair da rotina dos treinamentos
2. Sair da monotonia
3. Liberdade de execução de acordo com a disposição
4. Preparar atletas para as mudanças de ritmo que por vezes acontecem durante as corridas.

FARTLECK "Desvantagens":

1. Falta de controle total das cargas de treinamento.

INTERVALADO "Vantagens":

1. Controle total das cargas de treinamento
2. Suportar estímulos intensos
3. Melhora da capacidade anaeróbica e aeróbica de acordo com a proposta do treino
4. Propiciar ao atleta a correr em determinado ritmo

INTERVALADO "Desvantagens":

1. Por ser um treinamento de alta intensidade pode levar a fadiga ou lesões se não for bem orientado e realizado com frequência semanal adequada.




Ricardo Neves Costa
Professor da Academia Jardim Fitness

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sucesso!!!!!

Mais uma vez o grupo de corrida Jardim Fitness Runners marcou presença em duas provas de rua em Belo Horizonte. No dia 29 de agosto de 2009, estivemos na Fila Night Run, prova muito charmosa, pelo fato de ser noturna. Infelizmente não pude estar presente por motivos de força maior, mas desde já agradeço a todos pelo apoio e carinho nesse momento que com certeza é o mais difícil da minha vida. Faltou também a presença da Fatinha com sua alegria e liderança. Mas nossos alunos fizeram a sua parte e tivemos ótimos resultados.
Ano que vem tem mais FILA NIGHT RUN!

Mas, com certeza, o dia 13 de setembro de 2009 ficou marcado para todos nós. Ótima estrutura, barraca, água, salada de frutas, etc... e o mais importante, um grupo motivado e sedento por bons resultados. No Final não poderia ser diferente, cada um deixou o seu tempo registrado nos cronômetros e era para deixar mesmo, pois ali estava registrado a vitória individual de cada um.
Parabéns a vocês que trabalham, cuidam de casa e de filhos, mas quando chegam para treinar fazem com muita raça e dedicação. Eu seria injusto se destacasse algum de vocês, pois todos foram brilhantes.
Aquela tenda, aquela praça já esta ficando pequena para a Jardim Fitness Runners, pois, onde passamos, deixamos o ambiente mais leve com a nossa alegria e energia contagiante. Novos treinos virão, treinamentos intervalados, fartleck, tudo isso pensando em melhores performaces, em melhor motivação para o grupo, pois vocês são o real motivo da existência da Jardim Fitness Runners.


Começou a contagem regressiva para a Mizunno dia 04 de outubro de 2009, e com certeza vamos detonar mais uma vez.


Parabéns a todos.


Ricardo Neves Costa