terça-feira, 15 de setembro de 2009

Novidades no ar para a Equipe!!

FARTLECK & INTERVALADO

Na década de 30, o treinador sueco Gosta Holmer, desenvolveu um estilo de treinamento conhecido como Fartleck. Uma tradução mais livre da palavra seria "Jogo de velocidade" ou "brincar de correr" pela maneira que ela é desenvolvida. Esse treinamento pode ser dividido em 4 maneiras:

1. Fartleck Original: Nele o corredor define as distâncias e o ritmo de corrida de acordo com a sua disposição no momento. Deve ser realizado com variação de terreno: Subidas, Descidas, Retas, Grama, Terra, Asfalto, Areia, etc...

2. Farleck Dirigido: Aqui as variações de distância e ritmo são orientados e controlados pelo treinador. Otimos treinos desse método são realizados na esteira, o que possibilita maior controle de velocidade, duração, aclive e declive.

3. Fartleck Especial: Há variações de corridas de diferentes distâncias, ritmos e duração. Além de acrescentar exercícios educativos e saltos.

4. Fartleck Líder: Nesse treinamento forma-se grupos de corredores de mesmo nível. A cada momento um deles será líder e determinará a velocidade do estímulo. Os demais irão ultrapassá-lo e então muda-se o líder sendo importante pré estabelecer as distâncias utilizadas e a duração do estímulo.

O Fartleck pode ser utilizado em todos os períodos e fases do treinamento. Não há restrição para treinar fartleck, mas ele é mais proveitoso para quem tem uma boa base de corrida. Quem pratica Fartleck ganha em resistência e força, além de melhorar a coordenação motora.
Já o treinamento intervalado e composto por um trabalho interropido e repetido; com períodos de estímulos e periodos com recuperação parcial ou total.
Esse método requer total controle dos componentes da carga. Tanto o Fartleck quanto o intervalado podem ser praticados em uma mesma rotina de treinamento, como por exemplo para preparação de uma prova, mas recomenda-se uma certa distância entre o treino de Fartleck e o intervalado.

FARTLECK. "Vantagens":

1. Sair da rotina dos treinamentos
2. Sair da monotonia
3. Liberdade de execução de acordo com a disposição
4. Preparar atletas para as mudanças de ritmo que por vezes acontecem durante as corridas.

FARTLECK "Desvantagens":

1. Falta de controle total das cargas de treinamento.

INTERVALADO "Vantagens":

1. Controle total das cargas de treinamento
2. Suportar estímulos intensos
3. Melhora da capacidade anaeróbica e aeróbica de acordo com a proposta do treino
4. Propiciar ao atleta a correr em determinado ritmo

INTERVALADO "Desvantagens":

1. Por ser um treinamento de alta intensidade pode levar a fadiga ou lesões se não for bem orientado e realizado com frequência semanal adequada.




Ricardo Neves Costa
Professor da Academia Jardim Fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário