quarta-feira, 28 de abril de 2010

CUIDADO!

Caros Alunos,

Muitos dos nossos alunos têm reclamado de cansaço nessa última semana de Abril. Nossa proposta inicial é de 1 prova a cada mês, média muito boa para vocês que ainda não tem 1 ano de treinamento, acontece que no mês de Abril, a maioria de nossos alunos correram 4 provas e ainda sofreram o efeito acumulativo de treinos.
Como professores, aconselhamos mais uma vez que vocês corram somente as provas propostas em nossa periodização. Provas estas que foram escolhidas por vocês alunos. Fica o conselho de professores que preocupam com a integridade física de seus alunos, pois não queremos que vocês sofram os drásticos efeitos do
OVER TRAINNING.

OVER TRAINNING = É caracterizado pelo desequilíbrio entre estresse e recuperação. Os fatores de estresse podem ser encontrados não apenas em situação do treinamento e da competição, mas também naquelas relacionadas à extra treinamento e extra competição.


Marcadores, Sinais e Sintomas do Over Trainning

Fisiológicos: Alteração na pressão arterial, alteração na FC de Repouso, durante o exercício e na recuperação, freqüência respiratória aumentada, fadiga crônica.

Psicológicos e Comportamentais: Fadiga mental constante, apetite reduzido, distúrbio do sono, depressão, apatia geral, autoestima diminuída, instabilidade emocional, dificuldade de concentrar no trabalho e nos treinamentos.

Indicadores Neuroendócrinos e bioquímicos: Proteína C- reativa elevada, creatina quinase elevada, equilíbrio de nitrogênio negativo, concentração de uréia aumentada, produção de acido úrico aumentada, disfunção hipotalâmica.

Indicadores Imunológicos: Queixas de dor muscular e articular, resfriados e alergias, náuseas, distúrbios gastrintestinais.

Indicadores de Desempenho
: Desempenho diminuído, capacidade de rendimento máximo diminuída, necessidade de recuperação prolongada, força muscular diminuída.

Processamento de Informação: Perda de coordenação, dificuldade de concentração, capacidade reduzida de corrigir falhas técnicas.

Fica o conselho para vocês seguirem a risca as informações dos professores da Equipe de Corrida evitando assim maiores problemas.

Abraço a todos.

Professor Ricardo Neves Costa e Equipe.

terça-feira, 27 de abril de 2010

1º ETAPA CIRCUITO ATENAS-BELO HORIZONTE

Queriamos parabenizar a todos os alunos que participaram nesse domingo dia 25 de abril do circuito Atenas, em especial as alunas Fernanda Ferreita 5º lugar geral e 1º colocada na sua faixa-etaria nos 5 Km e Ligia Camargos 15º geral e 5º colocada na sua faixa-etaria nos 10Km.
Infelizmente a organização do evento deixou um pouco a desejar, a premiação por faixa-etaria foi de 10 em 10 anos deixando assim muitos atletas que estão se destacando nas corridas de rua em Belo Horizonte, fora do pódio, no caso da nossa Fernanda que correu muito bem, baixou seu tempo, foi a 1º colocada na sua faixa-etaria e não recebeu nenhum trofeu, que simboliza todo esforço e toda dedicação de uma atleta.
Cabe a vocês alunos, avaliar e saber escolher melhor as provas que vão se escrever, pois não fica barato pagar tantas inscrições, e essas empresas que organizam essas corridas deveriam ter um minino de respeito pelos atletas que são as verdadeiras estrelas do evento.
Fica a sugestão e o conselho para vocês alunos correrem somente as provas propostas em nossa periodização.
Mais uma vez parabens a todos.

Prof: Ricardo Neves Costa e Equipe.

Alunas da Jardim Fitness são destaques tambem no quesito beleza nas Corridas de BH...

As belas de BH
Durante nossa visita a Belo Horizonte, o TF Blog descobriu que as mineiras são extremamente vaidosas e não deixam de se produzir nem na hora de correr. Abusam dos acessórios de cabelo, do protetor solar e da maquiagem.
Elas estão mais do que certas! Basta conferir os cliques que rolaram durante a Run Series Feminina Shopping Pátio Savassi para comprovar.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Treinamento e Picknick

Queríamos agradecer a todos os nossos alunos a participação, o envolvimento no nosso primeiro treino/picknick, nesse feriado do dia 21 de abril.
Tivemos a participação quase máxima de nossos alunos e também a presença de alguns novos alunos que estão chegando para somar e para comprovar o crescimento do nosso grupo.
Começamos a programação com um mini-treino de pliometria para melhorar a força explosiva de nossos alunos, onde executamos somente dois exercícios, saltitos e saltos em profundidade, logo após, fizemos um ótimo treino de ritmo, foi um treino de 5km, com uma intensidade muita alta, onde dividimos o grupo de forma bem homogênea com o objetivo de melhorar ainda mais a forma física de todos.
No final tivemos um lanche muito gostoso, onde conseguimos estreitar ainda mais os laços de amizade no nosso grupo.
Mais uma vez obrigado a todos pela presença, pelas manifestações de amizade e carinho e pela confiança depositada em nosso trabalho.
Esse grupo é demais.

Professor Ricardo Neves Costa e Equipe.



Treino de Ritmo

É o treino que mais aproxima o atleta das condições inerentes a uma competição, o que lhe confere uma grande importância no condicionamento do corredor. O que se objetiva com este tipo de treino é, precisamente dar ritmo de corrida ao corredor competitivo.
Em nenhum outro tipo de treino o corredor tem tão ampla condição de mentalizar o que deverá ocorrer no dia da competição. Por isso, um dos pontos capitais para realização de um bom treino de ritmo é a escolha adequada do percurso a ser corrido e sua medição com razoável nível de precisão, o que permite que o corredor tenha certeza de que correu tal distancia num determinado ritmo médio.
O treino de ritmo pode ser ou não corrido nas distancias para quais o corredor está preparando. A vantagem de fazer um treino de ritmo na mesma distancia da competição que deverá ocorrer algumas semanas depois é que o corredor teria oportunidade de estabelecer a estratégia que usará para correr bem a prova.
Por isso os treinos de ritmos serão mais constantes no nosso dia-a-dia.
Muito obrigado á todos.
Até o nosso próximo treino de ritmo.

Professor Ricardo Neves Costa e Equipe.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª Circuito Bradesco Belo Horizonte

Domingo dia 18 de Abril de 2010, foi realizado em Belo Horizonte, o 1º Circuito Bradesco, prova que foi impecável, trajeto muito bom, organização perfeita e com a presença de muitos atletas da elite nacional e mundial.
Nossos alunos sentiram na pele como é diferente correr na Pampulha em relação a correr na zona sul da cidade.
Ficou muito claro para todos o principio da especificidade de treinamento (toda adaptação ao treinamento são altamente especificas e não são transferíveis) o que quero dizer com isso, que na corrida Track Field, nossas atletas sentiram o trajeto, pois não treinam distancias com muitos aclives e declives e na Bradesco todos e todas baixaram seus tempos, pois correram no ambiente e no trajeto que treinam isso nos faz repensar se vale a pena escrever-nos em provas que não conhecemos o percurso, ou melhor, que não treinamos em situações pelo menos semelhante.
Mesmo assim parabéns para Josi Campos, Renatinha, Sisley Silva, Fernanda Ferreira, Ligia Camargos, Marcelo Cardoso e Marcelo Badunga que baixaram seus tempos em relação aos últimos treinos.
Fernanda mais uma vez teve seu lugar no pódio, 2º lugar na sua faixa etária e figura cada vez mais como as melhores de BH.
Ligia, como grupo ficamos chateados por você não ter subido ao pódio, pois essa mulher corre demais, treina demais, tem muita garra, dedica-se e é super companheira, mas saiba de uma coisa Ligia, Deus está preparando algo muito grandioso para você, um pódio muito especial, e quando este pódio vier será muito comemorado por toda “Equipe Jardim Fitness Runners”, será uma vitória de todo o Grupo, pois a sua amizade e solidariedade nos faz refletir o real sentido da palavra Grupo.
Parabéns Ligia, Parabéns aos demais.

Professor Ricardo Neves Costa e Equipe.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Parabéns e Muitas Saudades!

Galera da Jardim Fitness Runners,

Que gracinha! A Melhor equipe de Corrida de Belo Horizonte está fazendo aniversário!!!

Vai fazer um ano.... E com os melhores alunos que uma Turma já obteve em qualquer história do esporte.... Posso estar exagerando, mas pra quem está por fora e ajudou a construir a Jardim Fitness Runners, é muito mais que isso! Internamente esse pode ser nosso momento... Mas jajá isso vai alcançar outros espaços.

Não so eu, mas qualquer um que ajudou a construir a equipe torce por isso. Temos os MELHORES alunos, MELHORES competidores, o MELHOR nome e a MELHOR equipe de apoio, professores, fisioterapeuta, coordenadores, nutricionista e agregados!!!

Mas pra uma equipe igual a essa merece MUITO mais... Não so pela Jardim Fitness Runners, mas também os serviços agregados como a Academia e todos os nossos clientes que fazem que com que a Jardim Fitness seja aberta as 6:00 da manha e feche as 22:00 com muita satisfação e alegria.

Tive que afastar para poder estudar numa das melhores Universidades de Gestão e Marketing Esportivo do Brasil, para assim aplicar todo o melhor e moderno conhecimento com vocês!!! Fazendo o melhor investimento possível.

Morro de Saudades por participar da corrida com vocês tanto correndo como comemorando!!!

Torco pelo sucesso de todos e não deixe de me contar as novidades!!!! =D
E quando possível estarei em BH ao lado de todos!!!!


Abs.


Atenciosamente,

Felipe Jardim
Marketing e Comunicação da Jardim Fitness

Track Field “Patio Savassi”



No dia 11 de Abril de 2010, tivemos uma das provas mais charmosas do circuito de corridas de rua de Belo Horizonte, a Track Field somente para mulheres e nossas alunas Josi Campos, Fernanda Ferreira, Ligia Camargos e Renata Encarnação desfilaram seu charme, sua beleza e sua alegria nessa corrida tão especial.
Nossas meninas tiveram um pouco de dificuldade pelo terreno cheio de aclives, e a situação geográfica da Pampulha nos permite poucos treinos nessa situação.
A Josi correu de forma brilhante, como sempre no seu ritmo, respeitando de forma inteligente o seu corpo e os obstáculos que toda corrida oferece, Josi sua superação, seus resultados me deixa orgulhoso, pois você há muito tempo já deixou de ser uma cliente de Personal Trainner e passou a ser uma amiga que treina comigo e essa historia já tem mais de 10 anos.
Fernanda também eu conheço desde os primórdios de Alta Energia, creio eu que se não errei as contas são aproximadamente 12 anos e com certeza é uma campeã, pois esta sempre entre as melhores corredoras e tem graças a Deus muita intimidade com o pódio e com as vitórias e superações.
Ligia a conheço há bem menos tempo e também tem potencial de sobra para freqüentar os pódios de BH e do Brasil.
Renatinha sempre superando alguma dor, alguma lesão e corre por amor, corre, pois gosta muito da modalidade e supera seus próprios limites.
Fernanda e Ligia sempre muito bem colocadas em todas as provas que se propõem a correr, é o 13º e 15º lugar de ontem, para nós da Jardim Fitness Runners é motivo de orgulho.
Parabéns a vocês, parabéns a todos e todas do grupo, pois mais importante que os pódios das corridas é estarmos no pódio da vida, muito obrigado.


Professor Ricardo Neves Costa e Equipe.