sábado, 15 de agosto de 2009

Curiosidade e resposta

Hoje estava conversando com um visitante do blog da Jardim Fitness runners e este me perguntou o que seria Alático, escrito nas postagens abaixo.

De imediato não sabia como responder, mas com a ajuda de uma boa internet e pesquisas no google, consegui as respostas e mais um pouco:

Enjooy...

A geração de energia para a atividade física provem do ATP (adenosina trifosfato) que é sintetizado por duas fontes básicas: processo anaeróbico alático e lático e processo aeróbico. O processo que nos interessa neste caso é o processo anaeróbico alático e lático, pois são predominantes nas atividades de curta duração e alta intensidade, como no caso do fisiculturismo.
Estes processos são considerados anaeróbicos porque gera energia de forma rápida, a partir de processos de reações químicas que não necessita da presença de oxigênio:
Anaeróbico alático - é um processo que não utiliza a glicose, portanto não produz ácido lático. o substrato utilizado e a creatina fosfato (CP). as reservas de CP nos músculos são esgotadas em aproximadamente 10 segundos.
Anaeróbico lático - produz ácido lático, pois utiliza a glicose a partir de transformações do glicogênio muscular. a degradação incompleta da glicose (a glicose é o único combustível metabólico para a glicólise anaeróbica) produz ácido lático que está relacionado com a fadiga
muscular.

fonte: http://www.fisioculturismo.hpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário